PageRank

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Curiosidades sobre os músculos


O que fazem os músculos ?

Os músculos permitem fazer movimentos,os músculos movem-nos sem músculos seriamos incapazes de abrir a boca, falar, andar, falar, ou até mesmo digerir a comida não conseguiríamos mover nada dentro ou fora do nosso corpo de fato, sem músculos, não conseguiríamos viver muito mais do que alguns minutos.


Quantos músculos temos ?

Em média, 40% do peso do corpo está nos músculos o corpo humano tem mais de 630 músculos os músculos não puxam, eles empurram,pode se perguntar, se os músculos não puxam, como é que eu consigo mover os dedos para trás e para a frente ?... A resposta os músculos funcionam aos pares deste modo há sempre um músculo que faz um movimento inverso ao outro.


Como é que os músculos se movem ?

As células que constituem os músculos fazem movimentos de contração e relaxação. pequenas fibras microscópicas nestas células contraem-se deslizando umas ao lado das outras, tal como quando abrimos e fechamos uma porta de correr ,as células dos músculos usam a energia química proveniente dos alimentos para poderem fazer estes movimentos. sem alimentos, e alguns tipos de nutrientes, os músculos não seriam capazes de obter a energia para se moverem.

Alguns músculos são chamados “voluntários”, ou seja, apenas funcionam quando lhes dizemos para funcionarem alguns exemplos de movimentos voluntários são: falar, chutar uma bola, bater palmas, etc outros movimentos, tais como os batimentos do coração, os movimentos do diafragma que nos permitem respirar, ou o piscar de olhos, são automáticos ele são chamados movimentos involuntários. 

E como é que estes músculos se movem ?... Eles movem-se através de sinais provenientes de alguns nervos e, em alguns casos, do cérebro.


Qual o músculo que mais trabalha ?

Os músculos dos olhos são os que mais trabalham, estima-se que eles se movam mais de 100.000 vezes por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário